O projeto foi criado para fortalecer o protagonismo feminino indígena por meio da formação, do acesso a direitos e da valorização cultural. Inaugurada em junho de 2025, no município de Jordão (AC), a Casa Ainbu Daya é a sede do Instituto Ainbu Daya, um espaço pedagógico intercultural voltado para as mulheres Huni Kuin. A iniciativa beneficiou diretamente 44 mestras e professoras artesãs Huni Kuin, representantes de diferentes comunidades, que receberam bolsas de incentivo durante 6 meses e participaram de oficinas com temas como: finanças básicas, gestão e empreendedorismo, informática e uso do celular, emissão da Carteira da Artesã, moda, corte e costura, fotografia e audiovisual.
Além das atividades formativas, a Casa também sediou oficinas de pintura, práticas de tecelagem tradicional e recebeu visitas de equipes de instituições como a Secretaria da Mulher do Acre e a Assistência Social, promovendo ações de cidadania e atividades voltadas ao bem-estar das mulheres indígenas.
O Projeto Casa Ainbu Daya é viabilizado por meio do Programa Rouanet Norte, com patrocínio do Banco da Amazônia, realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, e conta com o apoio institucional do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios.





